Memória





Como meu computador guarda tudo o que eu faço?

O computar tem a capacidade de guardar, remover, modificar os seus documentos, ou seja, suas pastas seus arquivos, suas fotos. Sua agilidade depende dos componentes que o forma, ou seja, sua parte física. Aconselhamos que você cheque seu computar com um bom especialista, pois sua manutenção é essencial.

Para que você entenda como seu computador guarda seus "pertences" vamos falar um pouco sobre a MEMÓRIA: Em seu computador há dois tipos de memória; a externa, onde ficam armazenadas informações que ele só ira buscar às vezes, e a interna, onde ele buscara informações rápidas, que geralmente são mais acessadas. Essa memória interna chama-se Memória RAM. Tudo o que você fizer enquanto o computador estiver ligado ficara guardado lá; Ela é mais rápida, pois divide seu arquivo em pequenas partes, guarda cada uma delas em lugares diferentes, e depois recolhe rapidamente, juntando-as perfeitamente, sem que ele haja sofrido nenhuma modificação. Mas ATENÇÃO, lembre-se sempre de salvar seus arquivos, pois a memória RAM só guarda as informações enquanto o computador estiver ligado, a partir do momento em que ele é desligado as informações desaparecerão. 


Hierarquia de memória

Há uma hierarquia nas memórias, dividindo-as em maior capacidade de armazenamento, velocidade e custo. Cada uma delas funciona de uma determinada forma, modificando a velocidade de processamento de seus arquivos. Vamos tentar entender:
As flechas significam o crescimento dos três fatores mostrados no desenho. Conforme subimos, as memórias se evoluem, porém seu preço também aumenta. E assim gradativamente. Vamos comparar a memória com um trabalhador, esse qual, tem a função de fazer contas e ler documentos, ou seja, exerce a função dos processadores. Para que o trabalhador possa executar seu trabalho em menor tempo, ele adere a algumas opções: Ao invés dele ir até o deposito buscar seus documentos ele os deixa no armário, ou seja, é muito mais rápido o trabalhador buscar informações em seu armário do que em seu deposito. Esse processo pode ser comparado a função que a MEMÓRIA RAM faz. Melhorando ainda mais seu rendimento, ele resolve guardar os documentos que ele mais utiliza em sua gaveta; aumentando ainda mais sua agilidade; podemos comparar a uma memória cache L2. Melhorando ainda mais, o trabalhador, deixa sobre a mesa os documentos que ele mais utiliza, novamente aumentando sua agilidade; Podemos comparar com a uma memória cache L1. Se não bastasse ele decidi guardar as informações que ele mais utiliza em sua própria cabeça, fazendo com que seu trabalho seja efetuado com uma enorme velocidade. Podemos comparar isso com os registradores.
Entendeu?
Pois agora que você já entende sobre o assunto, procure inovar sua maquina e usá-la da maneira mais inteligente possível. O mundo moderno respeita as suas condições financeiras, por isso você pode manter seu espaço sempre atualizado.
Por: Isabely Traspadini Gazola.